DO PÁTIO DO COLÉGIO AO PÁTIO DA ESCOLA: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E VIOLÊNCIA DE FATO

Autores

  • Wilson Alves de Paiva

Palavras-chave:

violência simbólica, educação, educação brasileira, violência

Resumo

O texto busca discutir a importância de alguns ditos e não ditos para a compreensão dos fenômenos, bem como para sua interpretação. Tomando como exemplo uma visita do autor ao Pateo do Colégio, em São Paulo, o texto busca delinear algumas influências dos jesuítas sobre a educação e o comportamento do brasileiro, bem como dos republicanos na tentativa de implantação de uma escola positivista. Da violência simbólica, presente tanto na pedagogia jesuítica quanto na ideologia positivista, o autor tece uma comparação com a violência de fato, a qual cresce a cada dia não apenas no entorno da escola como no seu pátio, resultante do bullying, da ação de gangues, do tráfico de drogas e de outros fatores. Por fim o texto discute que a militarização das escolas não pode ser vista como a solução do problema, pois este reside mais no abandono da escola por parte do poder pública e da falta de ações que valorizem a escola e a coloque na centralidade do desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo – USP; pós-doutor em Educação e Cultura. Professor da Faculdade de Educação da UFG; Professor do PPGE da Faculdade de Inhumas; Membro da Rousseau Association, nos EUA, da Societé Jean-Jacques Rousseau, de Genebra, e da Sociedade Portuguesa de Filosofia; Editor da Revista Vita et Sanitas (FUG); Professor visitante na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e na University of Calgary (Canadá)

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Publicado

04/06/2018

Como Citar

Alves de Paiva, W. . (2018). DO PÁTIO DO COLÉGIO AO PÁTIO DA ESCOLA: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E VIOLÊNCIA DE FATO. Revista Científica De Educação, 2(1), 4–18. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/15