DO PÁTIO DO COLÉGIO AO PÁTIO DA ESCOLA: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E VIOLÊNCIA DE FATO
Palavras-chave:
violência simbólica, educação, educação brasileira, violênciaResumo
O texto busca discutir a importância de alguns ditos e não ditos para a compreensão dos fenômenos, bem como para sua interpretação. Tomando como exemplo uma visita do autor ao Pateo do Colégio, em São Paulo, o texto busca delinear algumas influências dos jesuítas sobre a educação e o comportamento do brasileiro, bem como dos republicanos na tentativa de implantação de uma escola positivista. Da violência simbólica, presente tanto na pedagogia jesuítica quanto na ideologia positivista, o autor tece uma comparação com a violência de fato, a qual cresce a cada dia não apenas no entorno da escola como no seu pátio, resultante do bullying, da ação de gangues, do tráfico de drogas e de outros fatores. Por fim o texto discute que a militarização das escolas não pode ser vista como a solução do problema, pois este reside mais no abandono da escola por parte do poder pública e da falta de ações que valorizem a escola e a coloque na centralidade do desenvolvimento social.