PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IDENTIDADE ESCOLAR

Autores

  • Agmélia Eterna Pereira Cardoso
  • Dianne Fabhricia Meireles Ferreira
  • Weyber Rodrigues de Souza

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Gestão democrática, Identidade Escolar, Autonomia, Educação de Qualidade

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir alguns conceitos políticos do contexto educacional, e em concomitância como princípios constitucionais: Projeto Político Pedagógico - PPP, gestão democrática, autonomia, educação de qualidade e identidade escolar. A partir de uma visita numa escola de tempo integral da rede estadual de ensino da cidade de Goiânia-Go, com intuito de conhecer como esta trata as políticas educacionais internamente. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevistas organizado pela professora e pesquisadora Dra. Iria Brzezinski. O levantamento bibliográfico realizado na BDTD - Capes acerca dos conceitos mencionados. Ao final, observa-se que apesar do discurso de uma prática de gestão democrática e de elaboração conjunta do PPP, a escola apresenta desencontros entre os seus atores.

Biografia do Autor

Agmélia Eterna Pereira Cardoso

Graduada em Educação Física pela UEG; Graduada em Filosofia pela UFG; Especialista em Docência Universitária pela FAGO e em Educação Inclusiva com ênfase no AEE pela FABEC; Mestranda em Educação pela Puc Goiás.

Dianne Fabhricia Meireles Ferreira

Graduada em Ciências Biológicas pela UEG; Graduada em Enfermagem pela PUC Goiás; Mestranda em Educação pela Puc Goiás.

Weyber Rodrigues de Souza

Graduado em Geografia pela PUC Goiás; Graduado em Artes Cênicas pela UFG/Goiânia; Graduando em Educação Física pela UFG/Goiânia; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG/Catalão; Mestrando em Educação pela PUC Goiás.

Downloads

Publicado

04/06/2020

Como Citar

Eterna Pereira Cardoso, A., Fabhricia Meireles Ferreira, D., & Rodrigues de Souza, W. (2020). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IDENTIDADE ESCOLAR. Revista Científica De Educação, 4(1), e020022. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/47