GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAÇU/GO

Autores

  • Taynara Freitas Rosa
  • Bárbara Tozetti Stoppa
  • Fabiana Kalil Borges
  • Daniel Junior de Oliveira

Palavras-chave:

Gestão democrática, participação, autonomia

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções e práticas da gestão democrática, em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Caçu/GO. Para conduzir o estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, com o intuito de verificar se a gestão democrática tem se efetivado no cotidiano desta instituição de educação. Embora a gestão democrática esteja prevista na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96, ela ainda não é realidade em muitas escolas públicas do Brasil. Até mesmo o processo de escolha dos gestores, apesar do avanço das eleições, ainda se faz por indicação política. Para que a gestão democrática se efetive é necessário a participação da comunidade escolar e local, composta por pais, alunos, professores, funcionários, gestor e membros da comunidade. Também é necessário que o gestor tenha autonomia financeira, pedagógica, política e administrativa. Na escola pesquisada, a gestora, a coordenadora e os professores estão convictos de que a escola está liderada de forma democrática, com Conselho Escolar atuante e com Projeto Político Pedagógico elaborado de forma coletiva. Todavia, apesar do esforço de todos para a concretização da democracia na escola, a centralização da educação pelas Secretarias Municipais de Educação e a ausência de autonomia continuam sendo velhos empecilhos.

Biografia do Autor

Taynara Freitas Rosa

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues/ISEAR - Rio Verde/GO. 

Bárbara Tozetti Stoppa

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues/ISEAR - Rio Verde/GO.

Fabiana Kalil Borges

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde/GO (FESURV), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás/UFG, Professora no Instituto Superior Almeida Rodrigues/ISEAR em Rio Verde/GO, Mestra em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí.

Daniel Junior de Oliveira

Professor pós-graduado em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Inhumas, Gestão Escolar FABEC Goiânia GO, possui mestrado com estudos na linha de Políticas e Gestão a Educação. Pesquisa temas na área de Políticas Educacionais, Gestão Escolar e formação de Gestores Escolares. Professor titular nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física na Faculdade de Inhumas FacMais.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Freitas Rosa, T., Tozetti Stoppa, B., Kalil Borges, F. ., & Junior de Oliveira, D. . (2022). GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAÇU/GO. Revista Científica De Educação, 4(1), e020018. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/50