A PRÁTICA EDUCATIVA EM CÉLESTIN FREINET

Autores

  • Eduardo Moreira Marques

Resumo

Este trabalho resultou de uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e a obra do educador Célestin Freinet (1896-1966), tendo como orientações metodológicas as proposições formuladas no âmbito da História Política que retomam a narrativa biográfica como possibilidade de escrita da história. Freinet foi um educador francês, comunista, um dos precursores do movimento da escola nova que fundamenta-se no princípio de que a o educando é a chave central do processo educativo. Com base neste princípio, propôs um ensino que tivesse a atividade como fonte norteadora da prática escolar, com objetivo de uma formação que preparasse o aluno para o trabalho livre, criativo e emancipador. Deste estudo resultou o entendimento de que Freinet está entre os precursores do movimento educacional que colocou o professor como o mediador, o mobilizador dos alunos, desencadeando suas motivações internas para o aprender.

Biografia do Autor

Eduardo Moreira Marques

Graduado em Administração e em Filosofia; Mestre em Administração; Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO; Diretor Geral da Faculdade do Triângulo Mineiro - FTM

Referências

AMORIM, Giovana Carla Cardoso; CASTRO, Alexsandra Maia Nolasco de; SILVA, Micaela Ferreira dos Santos. Teorias E Práticas Pedagógicas De Cèlestin Freinet E Paulo Freire. Campina Grande: REALIZE Editora, 2012.

ELIAS, Marisa Del Cioppo. Pedagogia Freinet: teoria e prática. Campinas – SP: Papirus,1997.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitker Ferreira. Freinet evolução histórica e atualidades. São Paulo – SP: Editora Scipione, 1994.

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Em Debate