AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CAPITAL CULTURAL E DESIGUALDADE EDUCATIVA

Autores

  • Elizabeth de Fátima Freitas Marcelino

Palavras-chave:

Avaliação, Capital Cultural, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente artigo traz uma análise do papel social da escola, destacando a não neutralidade desta em relação ao sucesso ou ao fracasso escolar dos alunos. em decorrência do modo como estes são avaliados. Pretendeu-se demonstrar, por meio dos conceitos de habitus e capital cultural de Bourdieu, a relação entre processo de escolarização, capital cultural, avaliação da aprendizagem e desigualdade educativa. Ao final fica evidenciado que ao chegar à escola e passar pelas avaliações do processo ensino-aprendizagem o aluno que não possui o capital cultural exigido é marginalizado, o que promove a desigualdade educativa e contribui para desigualdade social.

Biografia do Autor

Elizabeth de Fátima Freitas Marcelino

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Professora . Especialista em Docência Universitária, pela FACER e Neuropedagogia pela FABEC. Mestre em Educação pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Itapuranga – GO.

Downloads

Publicado

04/06/2020

Como Citar

Freitas Marcelino, E. de F. (2020). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CAPITAL CULTURAL E DESIGUALDADE EDUCATIVA. Revista Científica De Educação, 4(1), e020020. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/48