DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elane Bueno Fernandes Lobo de Mello

Resumo

A partir da leitura da obra Vigiar e Punir, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise histórica do conceito de “disciplina”, na perspectiva do filósofo Francês Michel Foucault. Para tal, analisa os dispositivos específicos do poder disciplinar: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Mostra, teoricamente, os deslocamentos e as técnicas do poder disciplinar no século XVII e XVIII, as reflexões e considerações. Apresenta o Panóptico no qual a relação de poder é de sujeição constante do indivíduo e demonstra que o panoptismo constitui-se um poder produtor de um saber que regula a vida dos indivíduos. A partir de tais considerações, resta-nos saber, após uma análise histórica, como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a compreender os mecanismos do poder disciplinar na escola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Bueno Fernandes Lobo de Mello, E. (2021). DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR. Revista Científica De Educação, 5(1), e021033. Recuperado de http://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/113
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elane Bueno Fernandes Lobo de Mello, SEDUC/GO

Mestranda da PPGE da Faculdade de Inhumas (2009), Professora de Educação Básica, servidora pública da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 

Referências

BATISTA, F., Baccon, A. L. P., & Gabriel, F. A. (2015). Pensar a Escola a Partir de Foucault: Uma Instituição Disciplinar em Crise? Revista Inter Ação, 40(1), 1-16. https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.30659

CARVALHO, A.F. Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo. Pro-Posições [online]. 2014, vol.25, n° 2, pp. 103-120. [viewed January 20th 2015]. ISSN 0103-7307. DOI: 10.1590/S0103-73072014000200006. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200006&lng=pt&nrm=iso.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 20ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 288 p.

FOUCAULT, Michel. Disciplinas In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 41. ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARIN-DIAZ, D.L. and NOGUERA-RAMIREZ, C.E. O efeito educacional em Foucault. O governamento, uma questão pedagógica? Pro-Posições [online]. 2014, vol.25, n° 2, pp. 47-65. [viewed January 20th 2015]. ISSN 0103-7307. DOI: 10.1590/S0103-73072014000200003. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200003&lng=pt&nrm=iso.

GALLO, S. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação”. Pro-Posições [online]. 2014, vol.25, n° 2, pp. 15-21. [viewed January 20th 2015]. ISSN 0103-7307. DOI: 10.1590/S0103-73072014000200001. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200001&lng=en&nrm=iso

GUERRERO, Olaya Fernandez. Poder y panoptismo en el segundo Michel Foucault In: Philósophos, Goiânia, v.22. v.2, p.187-209, jul/dez, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/49693/25176. Acesso em: 01 mar. 2020.

TERNES, José. Foucault, a sociedade panóptica e o sujeito histórico. IHUOnline, ano X, ed. 325, 19 de abr. 2010. Disponível em:

http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/3141-jose-ternes. Acesso em: 27 mar. 2017.

TERNES, José. Foucault, seus descaminhos In: PAIVA, Wilson Alves de (Orgs.). Reflexões sobre o método. Curitiba: CRV, 2017. p. 151-161

RCE, v.5, 2020 ISSN 2526-4257 e021033

DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR

UNICEF,2017.https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/29/sete-milhoes-de-estudantes-no-brasil-tem-dois-ou-mais-anos-de-atraso-escolar-alerta-unicef.ghtml.

VEIGA-NETO, A. and RECH, T.L. Esquecer Foucault? Pro-Posições [online]. 2014, vol.25, nº 2, pp. 67-82. [viewed January 20th 2015]. ISSN 0103-7307. DOI: 10.1590/S0103-73072014000200004. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200004&lng=pt&nrm=iso.

VEIGA-NETO, Alfredo. Situando Foucault In: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.p.17-38.

VEIGA-NETO, Alfredo. Os três Foucault? Ou a sempre difícil sistematização. In: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.p.35-42.

VINCENT, H. Foucault educador: uma arte da escrita e um modelo de autoformação. Pro-Posições [online]. 2014, vol.25, n° 2, pp. 25-46. [viewed January 20th 2015]. ISSN 0103-7307. DOI: 10.1590/S0103-73072014000200002. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200002&lng=pt&nrm=iso.