ESTADO DA ARTE: PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO REALIZADAS POR DOCENTES NO MUNICÍPIO DE PORANGATU

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luciene Sabino Gomes
Edna Lemes M. Pereira

Resumo

O presente trabalho pautou-se em fazer um levantamento das pesquisas realizadas em nível de mestrado e doutorado por professores da Educação Básica e da Universidade Estadual de Goiás – Campus Porangatu, identificando sua importância para o resgate da história de Porangatu e do norte goiano. Utilizando a metodologia do estado da arte, foi possível identificar e mapear muitas pesquisas, entretanto, optou-se por analisar aquelas relacionadas especificamente ao Município de Porangatu. Além de mapear as linhas de pesquisas e sua abrangência para resgate, preservação e divulgação da história local, a intenção do presente trabalho foi criar um banco de dados sobre os resultados obtidos visando subsidiar novas pesquisas. Para realização do trabalho fez-se inicialmente um levantamento bibliográfico sobre a metodologia estado da arte ou estado do conhecimento, com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema abordado e também identificar nas dissertações e teses pesquisadas as temáticas, linhas de pesquisa, instituições formadoras, períodos entre outros. Espera-se que este trabalho contribua para o surgimento de novas pesquisas em diferentes áreas do saber, ampliando dados, inovando o conhecimento e possibilitando a divulgação das pesquisas realizadas pelos professores mestres e doutores do Município de Porangatu.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sabino Gomes, L. ., & Lemes M. Pereira, E. (2021). ESTADO DA ARTE: PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO REALIZADAS POR DOCENTES NO MUNICÍPIO DE PORANGATU. Revista Científica De Educação, 5(1), e021029. Recuperado de http://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/102
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciene Sabino Gomes

Licenciada em História (2002), pós graduada em Dinâmicas Históricas e Geográficas do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Câmpus Porangatu. 

Edna Lemes M. Pereira, UEG

Doutora em Educação PUC-GO, Docente da UEG- Campus Porangatu. 

Referências

ALMEIDA, Maria Juliana de Freitas. O sertão de Amaro Leite no século XIX. 2016. 149 f. Tese (Dissertação Mestrado em História) – Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis, 2016.

ANDRÉ, M.; ROMANOWSKI, Joana P. Estado da arte sobre formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990 a 1996. Programa e Resumos da 22ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu-MG, 1999.

AQUINO, Silvania Pereira de. O ensino de genética utilizando modelos didáticos: uma proposta metodológica na formação inicial de professores. 2018. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.

ARAÚJO, Romilda Alves da Silva. A Congregação São Pedro Ad’vincula em Mara Rosa GO (1.961-1.995): Memórias e Representações. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC. Goiânia. 2011.

AZEVEDO, Silvia Neves Silva. Escolhas Lexicais na Cidade Antiga: Porangatu-Goiás. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia. 2004.

BORGES, Maria José Alves de Araújo. A Formação do Professor de Língua Inglesa na UEG: desafios no desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção da oralidade. Goiânia, 2015. 221 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

BORGES, Mavistelma Teixeira Carvalho. A construção de conceitos no ensino de Geografia por meio do trabalho de campo em bacia hidrográfica. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

BRANDÃO, Zaia; BAETA, Anna Maria Bianchini; ROCHA, Any Dutra Coelho. Evasão e repetências no Brasil: a escola em questão. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Dois Pontos, 1986.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de Dezembro de 1.996.

BRZEZINSKI, I; GARRIDO, E. Estado do conhecimento sobre formação de professores. Encontro com o que revelam os trabalhos do Gt formação de professores da ANPEd. Brasília: MEC/INEP/COMPEd, 1999.

COSTA, Márcia Inês Florin. Levantamento de Impactos ambientais em Áreas de preservação Permanentes (APPs) urbanas em Porangatu – GO. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC. Goiânia. 2017.

CULTURA, Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015.

CUNHA, Elida Lucia da. Etnomicologia: a produção científica global e o conhecimento etnomicológico em uma comunidade quilombola do cerrado. Universidade Estadual de Goiás – UEG. 2019.

CRUZ, Maria Aparecida Barros de Oliveira. Identidade, narrador performático e Autoria: uma leitura de A Viagem do Elefante. Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2013.

CRUZ, Maria Aparecida Barros de Oliveira “O Sim Contra o Sim”: figurações do humano na poesia de cesário verde e João Cabral. Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2019.

ELISA da Silva, Valdilene. O aprendizado de inglês em contextos de demandas socioculturais dos Karajá de Buridina. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia.

FERREIRA, Cristiano Alves. A ruptura no plano historiográfico pelo viés da metaficção historiográfica em Memorial do Convento. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC. Goiânia-GO. 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n.79, p.258, agosto 2002.

FURTADO, Eliana Dias. Consórcios Intermunicipais para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: uma análise da implantação na Região Norte de Goiás – CIDERNORTE. 2017. 125p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

GARÇÃO, Lucimar Marques da Costa. Análise socioambiental da evolução das pastagens degradadas no município de Porangatu no período de 1983 a 2013. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2014.

JOAZEIRO, Nelson Marsílio dos Santos. Jovens Kalungas de Cavalcante-GO: processos formativos, construções de identidades e trajetórias escolares. 2017. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.

KHAOULE, Anna Maria Kovacks. Projetos de Ensino: contribuições para a formação de professores de Geografia. Universidade Federal de Goiás (IESA). Goiânia. 2008.

LINO, Sémebber Silva. Modelagem e simulação de dispositivo manual auxiliar para mobilidade de cadeirantes com paraplegia por lesão medular. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Otimização) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2018.

MACEDO, Ana Maria. O lixo Urbano: possibilidades de realização de práticas educativas ambientais no espaço público da UEG - Unidade Universitária de Porangatu. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia. 2002.

MARTINS, Maria Aparecida Gomes. O contexto do Projeto de Assentamento Rural “Paulo Gomes” no município de Porangatu (GO): o discurso das políticas públicas frente às exigências de uma produção sustentável. Pontifícia Universidade de Goiás – PUC. Goiânia. 2014.

MENDONÇA, Renilton Joaquim de. Efeito do alumínio e de diferentes proporções de NO3- /NH4+ sobre o crescimento e os teores de P, K, Ca e Mg em dois cultivares de arroz. Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais.2001.

NASCIMENTO, Lucrécia Figueiredo do. A lírica na canção de Adriana Calcanhoto. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC. Goiânia. 2016.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: sua compreensão na construção de trabalhos científicos: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v.15, n.3100, p.5-16, jul/dez.2004.

NOGUEIRA, Leo Carrer. Umbanda em Goiânia. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia. 2009.

NOGUEIRA, Leo Carrer. Da África para o Brasil, de Orixá a Egum: as ressignificações de Exu no discurso umbandista. Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2017

PEREIRA, Edna Lemes Martins. Modernização e Expansão da Educação em Porangatu na década de 1950. Dissertação (Mestrado em Educação). Goiânia: UCG, 2004.

PEREIRA, Edna Lemes Martins. Formação de Professores de História na Universidade para os Trabalhadores da Educação: Projeto de LPP da UEG no Norte Goiano (1999-2001). Tese de Doutorado. Goiânia: PUC. 2014.

PEREIRA Moura Marcos Roberto. A Romaria de Santa Luzia: contribuições da fé para a construção de uma identidade territorial na comunidade de santa luzia – município de Porangatu/Go. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia. 2.015.

PINA, Max Lanio Martins. Guerreiros, Castelos e Dragões: Ideias Históricas de estudantes goianos sobre a Idade Média. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC. 2016.

RIBEIRO, Idelma Lúcia Chagas. A expansão da educação superior e sua interface com a produção do conhecimento: concepções e condições de produção na Universidade Estadual de Goiás/ Câmpus Porangatu. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia. 2016.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado a arte” em educação. In Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n.19, p.37-50, set./dez., 2006.

ROSA, Cláudia do Carmo. O estágio na formação do professor de geografia: relação universidade e escola. Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia. 2014.

SALGADO, Thatiana Rodrigues. Setor de serviços e urbanização em Goiás. 2017. 192 f. Tese (Doutorado em Geofrafia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

SANTOS, O. C. Do ensino tradicional à iniciação a atividades de investigação matemática: desconstruindo velhos hábitos. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

SILVA, Hilda Eustaquio da. Do Corpo no Corpo: Da materialidade das imagens em instâncias movediças às formas sensitivas em Vermelho, de Aguinaldo Gonçalves.. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.

SILVA, Luana Carla de Souza. A história de um lugar: o núcleo fundacional de Porangatu (GO). 2017. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.

SILVA, Sérgio José da. Síntese de Análogos de Chalconas do Tipo Retitnóde com Potencial Atividade Biológica. Universidade Estadual de Goiás – UEG. 2008. Goiânia.

SOARES, Walquiria dos Santos. Configuração Sócio-Espacial de Porangatu-GO. Universidade Federal de Goiás UFG. Goiânia-Go. 2002

SOUZA, Ângelo Marcos. Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial - tradição, identidade em Porangatu (1960-2018). 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia. 2019.

TRIDENTE, Rute Delarcina. O uso de plantas medicinais na cidade de Porangatu. Universidade Federal de Goiás UFG. Goiânia-Go. 2002.

VASCONCELOS, Maria Luiza Gomes. Machado de Assis e a educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia. 2015.