Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Científica de Educação é um periódico científico, especializado na área de Educação, editada pela Faculdade de Inhumas – FacMais. Sendo um periódico multitemático, tem como propósito contribuir com a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e com a atualização do debate que se realiza neste campo. As seções editorias da RCE são: Artigos – espaço destinado à publicação de artigos multitemáticos, decorrentes de estudos investigativos vinculados à área de educação; Em debate – seção destinada ao atendimento de demandas contínuas do debate contemporâneo de temas educacionais, com publicação de trabalhos acadêmico-científicos em diferentes formatos: ensaios; resenhas comentadas; relatórios de pesquisa; sínteses de dissertações e de  teses; relatos de experiência. A Revista Científica de Educação está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto temas pertinentes ao campo da Educação, especialmente relacionados a Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos, Instituições e Políticas educacionais. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Científica de Educação tem fluxo contínuo de submissão e os trabalhos publicados são oriundos de demandas espontâneas pelo sistema on line da revista, sendo estes publicados quando aprovados por avaliação cega de dois pareceristas ad hoc e homologados pela Equipe Editorial da Revista. Em caso de divergência, o trabalho é submetido a um terceiro parecerista.
São critérios de avaliação dos artigos submetidos para publicação: contribuição à educação; originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo; consistência e rigor da abordagem teórico-metodológica; adequação às normas editorias da revista e da ABNT; originalidade e relevância do tema; adequação ao escopo editorial da Educativa.
Havendo sugestões de modificação do texto, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, estas serão incorporadas mediante concordância dos autores.

O corpo de pareceristas ad hoc da Revista Científica de Educação é constituído pelo Conselho Editorial e por pesquisadores de diferentes instituições que compõem o banco de pareceristas desta revista.

Periodicidade

A Revista Científica de Educação  (RCE) , a partir do volume 3 de 2018, passa a adotar o sistema publicação contínua,o que significa que os artigos submetidos à RCE para publicação, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em   volumes anuais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

A criação da Revista Científica de Educação – RCE, no ano de 2016, esteve integrada ao processo de ampliação das ações da Faculdade de Inhumas destinadas à formação de profissionais para a área da Educação e, mais especificamente, vinculada ao processo de implantação do Mestrado em Educação nesta Instituição. Estes dois projetos, criação do Mestrado em Educação e da Revista Científica de Educação, surgiram simultaneamente, como resultado da proposição de Institucionalização, na Faculdade de Inhumas, de uma instância acadêmica integrada e colaborativa, envolvendo a pesquisa e o ensino na graduação e na pós-graduação destinados à formação de professores.
A Faculdade de Inhumas já contava com o Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação – NUPEP, responsável pela coordenação da pesquisa e da pós-graduação lato sensu na Instituição. Com o processo de ampliação das ações destinadas à formação de profissionais para a área da Educação, contemplando o ensino e a pesquisa, foi implantado, em 2015, o Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPE. Assim, a Revista Científica de Educação, estruturada de acordo com as normas editoriais da Associação Brasileira de Editores e com os critérios de avaliação Qualis CAPES, para periódicos da área da Educação, foi inaugurada no ano de 2016, com a publicação de sua primeira edição.
No ano de 2018 a RCE passou por uma reestruturação editorial e de formato de suas publicações, aderindo ao sistema de publicação contínua e alterando a composição de sua Equipe Editorial.